segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Diz que por aqui também há aulas...

Os leitores manifestaram-se e com toda a razão!
Com tanto passeio e tanta festa, até parece que não vou às aulas! E vou, juro que vou!

A faculdade, a XIOS, é grande, maior do que a ESCS, sem dúvida, e nos primeiros dias parece um labirinto. Depois, como faço sempre os mesmos caminhos, a coisa torna-se mais fácil. Se levo bicicleta entro pelas traseiras, que não posso estacionar a dita em frente à entrada principal. Acho que não sei voltar ao refeitório, apesar de ter lá estado uma vez. Deve ter sido, sem dúvida, um mecanismo de defesa. Comi uma mistela que parecia  ser massa com bacon, natas, brócolos e cenoura. Escolhi aquilo porque era fácil de explicar às senhoras da cantina. "Pasta!" E pronto. Não sei dizer espetadas gordurosas e batatas fritas moles naquele flamengo que eles falam. mas não me apetecia tantos fritos, de qualquer forma. Isto torna as minhas idas à cantina muito limitadas, porque se em Portugal temos o bacalhau e na Espanha a paella, na Bélgica temos os fritos. E eu não vou lá muito com o cheiro daquilo! 

Portanto, basicamente, só vou à faculdade  ter aulas. Às Segundas tenho Televisão. Já aprendi a editar em Final Cut. E desta vez aprendi mesmo, porque o meu colega de grupo falta tanto que eu tenho de fazer tudo sozinha. Para a semana mudamos de professor e começamos a fazer reportagens. Às Terças tenho Media Planning. O professor manda mil coisas para fazer, mas ninguém faz porque ele fala com a boca fechada e não se percebe aquilo que ele diz. Isto é de manhã. À tarde tenho Inglês... É uma cena que os alunos estrangeiros têm de fazer. É chato. Depois de cinco minutos percebi que era  a melhor da turma. Às vezes tenho de me controlar para não responder e dar uma oportunidade aos outros. Os espanhóis ficam séculos a tentar descobrir como se diz cabelo ondulado, por exemplo. E eu fico ali a tentar não parecer snobe. Às Quartas tenho Marketing Analysis. Ando a a ver a variedade de gel de banho que existe no mercado e tenho de fazer um estudo sobre a Nivea no fim. Às Quintas tinha Turismo, mas desisti ao perceber que era a pessoa na minha residência com o horário mais preenchido. Também sou aquela que menos precisa de ir às aulas, uma vez que só me falta uma cadeira para acabar o curso e só a posso fazer em Lisboa. Portanto fico com um dia livre durante a semana. Às Sextas a coisa fica pesada. É o dia em que entro mais cedo, logo às nove. E também é o dia depois das saídas de Quinta-feira... Mas eu vou. Vou porque é o dia das cadeiras mais giras: Current Affairs e International Publishing. Adoro! Na primeira discutimos a actualidade e aprofundamos conhecimentos sobre situações da moda, tipo Israel ou Egipto ou a falta de governo na Bélgica. Na segunda apresentamos todas as semanas um jornal feito por nós. Esta semana sou Chefe de Redacção, o que significa que tenho de rever todos os textos. Todos temos de escrever dois artigos de 6000 caracteres. Em inglês. É um desafio! Mas fiquei motivada logo na primeira aula quando o professor elogiou o meu texto "This is very well done! Do you have literary ambitions?" E depois desatou a explicar que os meus próximos textos teriam de ser mais "jornalísticos", mas que mais tarde me daria rédea solta à criatividade. Não, a sério, ele até me disse o que é que era o lead da notícia! Mas pronto, não faz mal nenhum recordar.

As aulas passam-se bem. os amigos da residência são, na maioria, os meus colegas de turma. E isso também ajuda! Até agora faltei três vezes: uma porque não quis ir, outra porque me doía a cabeça e a terceira porque quando acordei o quarto estava a andar à roda. Juro! Eu achei aquilo muito esquisito e resolvi voltar a dormir. E quando acordei, quatro horas mais tarde, já tinha voltado tudo ao lugar. 

E só para que fique registado: as salas de edição aqui  estão equipadas com cerca de quarenta Macs... É o paraíso das Maçãs!



Sem comentários:

Enviar um comentário